18.07.17

Saúde Masculina: Saiba quais são as principais doenças e como se prevenir


 Saúde Masculina

A saúde masculina precisa de mais atenção. A maioria dos homens não têm o hábito de marcar consultas médicas e ter uma preocupação com a alimentação. Por isso, são mais vulneráveis a doenças do que as mulheres. Os casos que mais atingem esse público são o câncer de próstata, doenças cardiovasculares e a obesidade.

 

Listamos algumas doenças e os cuidados que vão te ajudam a prevenir.

 

Câncer de próstata

O câncer de próstata é o 6º tipo de câncer mais comum no mundo. No Brasil, é a quarta causa de morte e corresponde a 6% das mortes totais de homens brasileiros anualmente. Quando diagnosticado no início, tem seus riscos de mortalidades reduzidos. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada, ou diminuição da força do jato da urina. É recomendável fazer o exame PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês). Que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. Outra forma de prevenção é o exame de toque retal que deve ser feito a partir dos 45 anos.

Doenças Cardiovasculares

As doenças cardiovasculares, principalmente infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral (AVC), são umas das principais causas de morte no país e 60% dos casos são em homens com uma média de 56 anos de idade. A principal característica dessas doenças é o acúmulo de placas de gordura nas artérias ao longo dos anos, impedindo a passagem do sangue. Consultas periódicas e um estilo de vida mais saudável são as melhores formas de evitar essas doenças graves.

Obesidade Masculina

As principais causas são a adoção de estilo de vida sedentário, com dietas ricas em açúcar e gorduras, e pobres em frutas, verduras, legumes e grãos. A obesidade também está ligada a vários outros fatores como sociais, comportamentais, ambientais, culturais, psicológicos, metabólicos e genéticos. O indivíduo obeso fica vulnerável a uma serio de complicações, entre elas o diabete tipo 2, as doenças relacionadas com o aumento de gordura no sangue (doenças cardiovasculares, que incluem o infarto do miocárdio), hipertensão arterial, a gota, a apneia do sono e a infertilidade.

 

Fique atento a estas dicas, visite regulamente seu médico e NUNCA se automedique.