18.07.17

Artrite: Dores nas articulações


Artrite – Dores nas articulações

A Artrite é uma inflamação, que afeta as articulações do corpo. Gera sintomas como dor, inchaço e dificuldades para se movimentar. Infelizmente ainda não tem cura.  Ela pode ser classificada: como artrite reumatoide, séptica, psoriática, gotosa (gota) ou artrite reativa, dependendo da sua causa.

O tipo mais comum de artrite é a osteoartrite, que ocorre quando a cartilagem entre os ossos e as articulações se desgastam, permitindo que os ossos se esfreguem em vez de protegê-los.

Causas

As causas dessa inflamação podem ser variadas. E podem ser ocasionadas por um traumatismo, excesso de peso, alimentação, desgaste natural da articulação ou devido a uma alteração no sistema imunológico de pessoas com predisposição ao problema.

 

Sintomas

Confira alguns sintomas e principais sinais dessa doença:

Dor nas articulações. A intensidade da dor varia de pessoa para pessoa, dependendo da localização no corpo, e pode ir e vir dependendo de outros fatores do estilo de vida.

Sinais de inflamação e inchaço. Você pode ser capaz de notar inchaço e retenção de líquidos através de sua pele sobre a articulação afetada. As articulações também podem ficar vermelhas e quentes, que são sinais de inchaço.

Rigidez. Articulações rígidas afetam a maioria das pessoas com artrite e tendem a piorar quando o paciente fica em pé, deitado ou sentado em uma mesma posição por longos períodos.

Perda de Flexibilidade. Os sintomas da artrite podem variar de pessoa para pessoa, mas os mais comuns são a rigidez e a dor.

Se pela manhã você experimenta a sensação de rigidez que dura mais de uma hora, é possível que esse seja um sinal de artrite. Também não deve ser difícil ou doloroso levantar da cadeira.

Tratamento

O tratamento visa aliviar os sintomas da doença e melhorar sua função. Porque o desgaste articular não pode ser totalmente revertido. Pode ser feito com medicamentos, fisioterapia e exercícios, mas, em alguns casos, pode-se recorrer à cirurgia.

 

Por isso é comum o uso de medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios e imunossupressores, sempre com prescrição médica. Em casos de dores constantes e dificuldade nos movimentos é recomendado a fisioterapia. A prática de exercícios como natação, hidroginástica e pilates também é indicada. Pois, ajudam no combate à inflamação e no fortalecimento muscular.